Real planejou vender Ronaldo para ter Messi em 2013

Lionel Messi vestindo a camisa do Real Madrid? Parece improvável, impossível, mas o argentino esteve próximo de ir para o grande rival do Barcelona.




Lionel Messi vestindo a camisa do Real Madrid? Parece improvável, impossível, mas o argentino esteve próximo de ir para o grande rival do Barcelona, segundo publica o diário catalão Sport, em sua edição desta sexta-feira.

O jornal afirma que um emissário de Florentino Pérez chegou a reunir-se com Jorge Messi, pai do craque argentino. A resposta final teria sido "Obrigado, mas não. Escutamos, mas não podemos negociar".

Os contatos, ainda de acordo com a publicação, aconteceram no ano passado, entre o fim da temporada 2012-13, em maio, e o início da 2013-14, em agosto. Diante de uma série de fatos, a direção do Real Madrid teria imaginado que poderia ter uma chance de tirar o maior jogador do rival.

Um dos fatores seria a chegada de Neymar ao Barcelona. Com o brasileiro no elenco, Messi poderia começar a perder espaço. De acordo com o Sport, o Real Madrid tentou pela primeira vez. "Não, obrigado", foi a resposta. Houve, ainda, pelo menos mais duas tentativas, segundo o diário.

O plano de Florentino, de acordo com o Sport, não incluiria ter Messi, Ronaldo e Gareth Bale juntos. Pelo contrário, o presidente teria de se desfazer do português e não contratar o galês para ter o craque argentino. Segundo o jornal, a ideia era vender Cristiano Ronaldo por pelo menos 100 milhões de euros (cerca de R$ 315 milhões) e não gastar outros 100 milhões em Bale. Assim, o clube merengue estaria mais próximo dos 250 milhões de multa rescisória de Messi.

Em sua reportagem desta sexta-feira, o Sport cita, ainda, que Messi teria ficado com ciúmes da atenção dada a Neymar no Troféu Joan Gamper, amistoso em que o Barcelona goleou o Santos por 8 a 0. O protocolo do evento mandava que Neymar entrasse em campo por último, depois de Messi, que costuma requisitar para si este privilégio.
O Real Madrid também teria usado, sempre de acordo com a publicação catalã, as informações que tinha sobre valores da negociação de Neymar. A ideia era mostrar a Messi que o brasileiro ganhava um salário praticamente igual ao dele, tentando provocar algum tipo de vontade de o argentino deixar o Barcelona.

Depois de tantos argumentos, o pai de Messi e um advogado do Real Madrid chegaram a se reunir em um restaurante em Barcelona, no fim de agosto. O Sport publica que não houve propostas concretas, nem foram colocados valores sobre a mesa. O pai de Messi apenas disse que o filho não poderia trocar de clube.

Menos de uma semana depois, em 1o de setembro, o Real Madrid anunciou a contratação de Gareth Bale, por um valor recorde - cerca de 100 milhões de euros.